segunda-feira, 22 de setembro de 2008

3a Avaliação

Gente, vamos ficar atentos às datas.

As provas da 3a Avaliação Bimestral já iniciam nesta sexta-feira, dia 26 de Setembro. Lembre-se que o fim do ano está próximo e que você não vai querer ficar de recuperação, não é mesmo?

Vamos estudar com vontade!!!

I Feira de Orientação Profissional

No dia 19 de setembro (sexta-feira), a Escola Costa e Silva realizou sua I Feira de Orientação Profissional.
Organizada pelos alunos da turma 2R01, sob supervisão da profa. Mariléia, a Feira ocorreu dentro da disciplina PIP - Programa de Informação Profissional.
Locada na quadra da Escola, foram trabalhados os diversos ramos do conhecimento: Tecnologia, Educação, Saúde, Ciências Agrárias e Moda.
A Feira contou com a ajuda do Exército, que ao longo dos anos, tem sido um grande parceiro, assim como de Instituições de Ensino Superior.
Eventos desta natureza só têm a acrescentar aos alunos.

Aguardamos a 2a edição!

4a OBEMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas




"Alô, alô, alô Papai... Alô Mamãe... Ponha a vitrola pra tocar... Pode soltar foguetes..."


Calma, calma... Ainda não é o listão do Vestibular, mas o resultado da OBMEP 2008:

Nível 1 (5a e 6a séries):
  • Luan Carlos de Oliveira Pereira - 5a série manhã
  • Mauro Henrique Galvão Marinho - 6a série manhã
  • Felipe Jessé Negrão - 6a série manhã

Nível 2 (7a e 8a séries):
  • Bryan Andrews Souza dos Santos - 7a série manhã
  • Ana Priscila Oliveira da Silva - 7a série manhã
  • Samyra Neves - 8a série manhã
Nível 3 (Ensino Médio):
  • Lucas Tavares da Costa - 1o ano tarde
  • Mário Alberto de Oliveira Lourenço - 2o ano tarde
  • Roselene Silva dos Santos - 3o ano noite
  • Romulo Alves Cantanheide - 3o ano noite
  • Simone Miranda Rodrigues - 3o ano noite
  • Marcelo Fabrício Coelho Pantoja - 2o ano tarde
  • Marcelo André Matos de Sousa - 3o ano tarde
  • Liliane Correa Machado - 1o ano tarde
  • Geovane Cruz da Silva - 1o ano tarde
  • Jober Felipe Pinto Correa - 1o ano tarde


A todos os alunos que participaram, os nossos PARABÉNS!


A segunda fase da OBMEP 2008 acontecerá no dia 08 de novembro (sábado), às 14h30 (horário de Brasília), com local ainda a ser definido.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Dia de Multirão para Limpeza




Com a idéia de tornar a Escola um espaço agradável para convivência, os alunos do turno da manhã organizaram, com o apoio da Direção da Escola, o Dia de Multirão para Limpeza. Idealizada por alunos da 8ª série, a iniciativa foi logo abraçada por alunos de outras séries. Paralela à capacitação do corpo docente em Dixlexia, acontecia toda esta revolução: salas foram varridas, assim como os corredores e o estacionamento, o espaço próximo à quadra de esportes também foi contemplado, até mesmo a vala (motivo de constante reclamações por parte dos alunos) foi limpa. Segundo o aluno Bruce (turma 801), esta é só a primeira de muitas ações desta natureza.




Fica dado o recado!










Pessoal, eles precisam de ajuda. Vamos nos envolver!



quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Entenda a dislexia

Durante a oficina ministrada pelo prof. Jose Carlos os professores tiveram a oportunidade de conhecer esta disfunção neurológica, que prejudica a aprendizagem nas áreas de leitura e escrita. Atinge tanto crianças como adultos, que podem apresentar outras manifestação associadas, como disperssão, desatenção, hiperatividade e alterações da coordenação motora. O prof. nos orientou também como facilitar o dia-dia do aluno com dislexia como por exemplo:
- Dar a ele um resumo do programa a ser desenvolvido, se possivel no ato da matrícula.
- Expor, no início do ano, qual a matéria a ser dada e os métodos de avalição que serão utilizados.
- Utilizar outros recursos além do quadro: vídeos, projetor, computador, etc.
- Evitar dar instruções orais e escritas ao mesmo tempo.
- Propor trabalhos em grupo e atividades fora da sala de aula, como dramatizações, entrevistas e pesquisas de campo.
Nos orientou também sobre atividades e recursos que podem ser utilizados pelos professores para ajudar o aluno com dislexia na avaliação:
-As atividades e os materiais utilizados pelos educandos devem ser reajustados permanentemente, de acordo com suas necessidades.
- A avaliação deve ser periódica dos progressos da criança.
- Utilizar avaliações de leitura oral.
- As várias atividades fazem-se necessárias para comprovar os resultados de ensino e reajustar métodos e procedimentos educativos.
- Os erros ortográficos não devem ser omitidos mas transcritos corretamente.
- A cada atividade avaliativa deve ser observado os avanços e não só as dificuldades, para posterior relatório que servirá como referencial de acompanhamento para a série subsequente.
Aproveitando o momento e as colocações do prof. Jose Carlos sobre a importância do computador no processo de aprendizagem, as professoras Audrey e Socorro ministraram uma mini oficina sobre os recursos do computador, os objetos de aprendizagem (Rived) e alguns sites interessantes que podem ajudar no planejamento das aulas.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

OFICINA PEDAGÓGICA

No dia 18/09 de 8 às 18hs teremos uma Oficina Pedagógica, para a formação de professores com o tema: Dislexia. A palestra será ministrada pelo prof. José Carlos Melo, com o objetivo de orientar os professores a trabalhar com os alunos especiais, para que possam atingir o conhecimento dentro de suas limitações.

RESULTADO FINAL DA GINCANA

A gincana teve início às 8:30 com a entrada das turmas na quadra da escola, ao som da banda de música do exército. A diretora Geovania Paiva fez a abertura da gincana em seguida cantou-se o Hino Nacional e deu-se por iniciada a gincana. Os alunos do Costa e Silva estão de parabéns pela manhã festiva, onde não houve brigas ou desentendimentos por parte das torcidas. Reforçando mais uma vez o caráter solidário da gincana. Os primeiros colocados foram:
1º colocado com 675 pontos - 6ª série manhã
2º colocado com 630 pontos - 8ª série tarde
3º colocado com505 pontos - 1º ano tarde

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

CONVITE
E.E.E.F.M. Presidente Costa e Silva realizará no dia 19/09/08 sua I Feira de Informação Profissional visando esclarecer aos alunos do ensino médio sobre os cursos que as universidades estão oferecendo. A feira é coordenada pela professora Mariléia Rocha, do Programa de Orientação Profissional e será realizada pela turma 2º 01 (tarde), na quadra de esportes da escola.

III GINCANA SOLIDÁRIA "VALORIZAÇÃO DA VIDA"

III GINCANA SOLIDÁRIA "VALORIZAÇÃO DA VIDA"

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

INDEPENDÊNCIA OU MORTE

O quadro de Pedro Américo, Independência ou Morte, também conhecido como O grito do Ipiranga, um dos símbolos da Independência do Brasil, que comemoramos no dia 7 de setembro, só foi terminado em 1888, em Florença, na Itália. Entretanto a independência foi proclamada no Brasil em 1822. Pedro Américo era um pintor histórico, retratou também a Batalha do Avaí, nas duas obras o artista não estava presente no momento histórico. Assim Independência ou Morte é um quadro simbólico, como outras obras espalhadas pelo mundo

terça-feira, 2 de setembro de 2008

"VALORIZAÇÃO DA VIDA"

A Escola Costa e Silva realizará no dia 13/09/2008 de 8 às 13hs sua III Gincana Solidária, com objetivo de promover e resgatar junto a comunidade estudantil o espírito de solidariedade e cooperativismo, além de proporcionar a integração de todos os segmentos. As tarefas serão divididas em: atualidades, surpresa e antecipadas.

Tarefas antecipadas:
1- Cada equipe deverá apresentar uma dança folclórica paraense(5min)
2- Compor uma paródia em homenagem ao estudante (3min)
3- Dramatizar uma lenda que faça parte do folclore paraense
4- Produzir um poema com o tema "Valorização da vida" e declamar para a platéia(3min)
5- Trazer alimentos não perecíveis ( entrega até o dia 11/09 na direção da escola)
6- Trazer o maior número de comprovantes de doadores de sangue
7- Trazer duas mensagens para homenagear os pais
8- Formar uma equipe de pais para o torneio de futsal, devidamente uniformizada
9- Fazer uma mensagem de sensibilização sobre a importância de se doar sangue, podendo ser em forma de cartaz, faixa.
10 - Apresentar proposta para a bandeira da escola (com as cores do uniforme da escola)
Obs: As doações serão entregues pela equipe vencedora a instituição escolhida.