quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Entenda a dislexia

Durante a oficina ministrada pelo prof. Jose Carlos os professores tiveram a oportunidade de conhecer esta disfunção neurológica, que prejudica a aprendizagem nas áreas de leitura e escrita. Atinge tanto crianças como adultos, que podem apresentar outras manifestação associadas, como disperssão, desatenção, hiperatividade e alterações da coordenação motora. O prof. nos orientou também como facilitar o dia-dia do aluno com dislexia como por exemplo:
- Dar a ele um resumo do programa a ser desenvolvido, se possivel no ato da matrícula.
- Expor, no início do ano, qual a matéria a ser dada e os métodos de avalição que serão utilizados.
- Utilizar outros recursos além do quadro: vídeos, projetor, computador, etc.
- Evitar dar instruções orais e escritas ao mesmo tempo.
- Propor trabalhos em grupo e atividades fora da sala de aula, como dramatizações, entrevistas e pesquisas de campo.
Nos orientou também sobre atividades e recursos que podem ser utilizados pelos professores para ajudar o aluno com dislexia na avaliação:
-As atividades e os materiais utilizados pelos educandos devem ser reajustados permanentemente, de acordo com suas necessidades.
- A avaliação deve ser periódica dos progressos da criança.
- Utilizar avaliações de leitura oral.
- As várias atividades fazem-se necessárias para comprovar os resultados de ensino e reajustar métodos e procedimentos educativos.
- Os erros ortográficos não devem ser omitidos mas transcritos corretamente.
- A cada atividade avaliativa deve ser observado os avanços e não só as dificuldades, para posterior relatório que servirá como referencial de acompanhamento para a série subsequente.
Aproveitando o momento e as colocações do prof. Jose Carlos sobre a importância do computador no processo de aprendizagem, as professoras Audrey e Socorro ministraram uma mini oficina sobre os recursos do computador, os objetos de aprendizagem (Rived) e alguns sites interessantes que podem ajudar no planejamento das aulas.

Nenhum comentário: